SIMPÓSIO

Juntamente com o professor Koichi Mori, a professoraLumi Toyoda coordenou o VII Grupo sob o tema:  " Contribuição dos imigrantes japoneses nas áreas de alimentação e de culinária"

Veja abaixo, a programação.

.-.-.-.-.

 

Simpósio de Avaliação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

 

Programa do dia 26 de outubro de 2009

 

08:30 horas – Início do credenciamento.

 

09:00 horas – Início da sessão de abertura do Simpósio.

 

10:15 as 12:00 horas:  Apresentação da conclusão e debate do 1o Grupo de Trabalho.

 

                                             Tema:  Centenário e a mídia.

 

Coordenação:  Jornalista Jorge J. Okubaro.

                              

Grupo de Trabalho: Celso I. Kinjô, Paulo Miyagui, Takao Miyagui, Jhony Arai e Fábio Okubaru.

 

Apresentador:

Jorge J. Okubaro – jornalista, trabalhou em publicações como “Folha da Tarde”, “Veja”, “Diário do Comércio”, “Visão” e “Jornal do Brasil”. É editorialista de “O Estado de S. Paulo” e autor do livro “O Súdito (Banzai, Massateru!)” (Editora Terceiro Nome).

 

Debatedores:

Ari de Toledo Schneider – jornalista, foi repórter, redator, editor e chefe de Redação de publicações como “Folha de S. Paulo”, “Afinal” e “Jornal da Tarde”. É editor executivo do jornal “O Estado de S. Paulo”;

Denise Cunha Sobrinho – jornalista, foi repórter e editora dos principais telejornais da Rede Globo. Chefiou o escritório da Globo em Nova York, foi editora-chefe do Jornal da Globo e dirigiu mais de 30 programas do Globo Repórter. É chefe de Redação da TV Globo em São Paulo; e

Luciano Martins Costa – jornalista, é apresentador do programa “Observatório de Imprensa” pela Rádio Cultura e outras emissoras e colunista do jornal “Brasil Econômico”. Foi o conferencista convidado para abrir a programação do Ano do Centenário da Imigração Japonesa no Bunkyo de Registro (SP).

 

 

 

12:00 as 13:00 horas: Intervalo.

 

13:00 as 14:45 horas:  Apresentação da conclusão e debate do 2o Grupo de Trabalho.

 

 

 

 

Tema:  O espírito coletivo dos imigrantes japoneses, organizações sociais da

comunidade nipo-brasileira e seu futuro.

 

Coordenação:  Profa. Célia Sakurai.

                                                             

Grupo de Trabalho: Dra. Hiromi Shibata, Victor Hugo Kebbe, Paulo José Soares Filho, Adriano Amaro de Souza. Representantes das associações de Maringá, Pereira Barreto, Araçatuba, Promissão, Lins, Registro, Ourinhos, Tupã, Bastos, Presidente Prudente.

 

Apresentadores:

Célia Sakurai - Historiadora e antropóloga. Doutora pela UNICAMP. Publicações recentes: Os Japoneses (2007); Resistência e Integração. 100 anos de imigração japonesa no Brasil (2008).

Victor Hugo Kebbe - Doutorando em Antropologia - Universidade Federal de São Carlos –UFSCar. Mestre em Antropologia pela mesma universidade. Seu mestrado “Um Jornal Entre Brasil e Japão: A construção de uma identidade para ‘japoneses’ no Brasil e ‘brasileiros’ no Japão” (2008), foi um estudo da imprensa nipo-brasileira e os decasséguis.

 

Debatedores:

Akeo Yogui - Engenheiro, presidente da Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil - Kenren, da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, e do Yassuragui Home.

Cláudio Hagime Kurita - Formado em Publicidade e Propaganda, trabalha atualmente na São Paulo Turismo. Trabalhou no México pela Aliança Mundial SAVE THE CHILDREN, bolsista em Washington/EUA pelo BID, em Tokyo/Japão pelo Ministério dos Negócios Exteriores- Gaimusho. Atualmente é presidente do Conselho da Comissão de Jovens do Bunkyo, Vice-presidente da Associação Panamericana Nikkei do Brasil.

Rogério Dezem - Professor e Mestre em História Social pela FFLCH/USP e autor dos livros Shindô-Renmei: terrorismo e repressão (2000); “Matizes do Amarelo”: a gênese dos discursos sobre os orientais no Brasil (1878-1908) (2005); Um exemplo singular de política imigratória: subsídios para compreender o processo de formação dos núcleos ijûchi de colonização japonesa no Estado de São Paulo (1910-1930) (2008).

 

 

 

 

            14:45 as 15:00 horas: Intervalo com serviço de café.

 

15:00 as 16:45 horas:  Apresentação da conclusão e debate do 3o Grupo de Trabalho.

 

 

 

Tema:  Contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes nas

áreas de esportes e entretenimento.

 

Coordenação:  Prof. Ii-sei Watanabe e Prof. Reimei Yoshioka.

 

Grupo de Trabalho: Dr. Jorge Otsuka, Prof. Mitsuyoshi Sato, Prof. Kiyoshi Takayanagui, Dr. Huguiyoshi Sugueta, Prof. Shuhei Tsuji, Presidente Olívio Sawasato, Prof. Dr. Mateus Fugisaki, Prof. Shuhei Okano, Prof. Dr. Tadashi Tamaki, Sra. Élia Matsumoto, Dr. Yashiro Yamamoto, Prof. Dr. Seizi Oga, Sr. Yoshie Yogo, Prof. Mitihiko Sogabe, Profa. Emília Tanaka, Sr. Paulo Yamamoto, Sr. Yudo Yasunaga e Dr. Alberto Takayanagui.

 

Apresentador:

Ii-sei Watanabe – Doutor em Ciências, professor titular e chefe do departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, professor visitante das faculdades de medicina da Universidade de Kurume e da  Universidade de Shinshu, especialista em morfologia com ênfase em anatomia humana.

 

Debatedores:

Dr. Walter Feldman - Secretário de Esportes da cidade de São Paulo.

Prof. Dr. Go Tani - Diretor da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo.

Dr. Elzo Sigueta - Presidente da Associação Cultural e Esportiva Piratininga da cidade de São Paulo.

 

 

 

16:45 as 17:00 horas: Intervalo com serviço de café.

 

17:00 as 18:45 horas:  Apresentação da conclusão e debate do 4o Grupo de Trabalho.

 

 

 

Tema:  Contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes nas

diversas áreas de conhecimento.

 

Coordenação:  Prof. Sedi Hirano.

                              

Grupo de Trabalho: Ii-Sei Watanabe, professor titular de Anatomia Comparada do Instituto de Bio-médicas da USP; Kiyoshi Harada (vide dados supra); Kokei Uehara (vide dados supra); Ana Maria Miyadahira (vide dados supra); Sunao Sato, professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e especialista em biotecnologia industrial, e Diretor da SBPN (Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis): Leila Kiyomura Moreno, jornalista do Jornal da USP e crítico de arte; Junko Ota, Diretora do Centro de Estudos Japoneses da USP, doutora em linguística pela USP e especialista em língua japonesa; Armando Siuiti Ito, professor Titular em Física Médica da Faculdade de Filosofia

de Ribeirão Preto da USP; Oswaldo Baffa Filho, professor titular em física da Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto da USP; Rosemeire Conceição dos Santos, doutora em Letras pela USP; e, Gerson Aparecido YukioTomanari, doutor em Psicologia pela USP.

 

Apresentador:

Sedi Hirano - Professor Titular do Departamento de Sociologia da USP. Atualmente é: membro do Conselho Superior da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); membro do Conselho Editorial da Editora da UNICAMP; membro do Conselho Deliberativo da Aliança Cultural Brasil-Japão. Foi Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP.

 

Debatedores:

Dr. Kokei Uehara - Professor Émerito da Escola Politécnia da USP; renomado especialista em Engenharia Hidráulica; Ex-Presidente do Bunkyo e Presidente da Comissão Nacional da Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa.

Dr. Kiyoshi Harada - Professor de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário nos cursos de pós-graduação em diversas instituições do ensino superior; Membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP;´Sócio fundador e Secretário Geral  do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão.

Ana Maria Miyadahira - Professsora Titular da Escola de Enfermagem da USP/Chefe de Departamento; É especialista em Enfermagem de Emergência e de UTI; Coordenadora do LIvro Encontros e Memórias - A Inserção Nikkei na USP e na sociedade brasileira.

 

 

   

18:45 as 19:00 horas:  Considerações do primeiro dia de trabalho.

 

 

 

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

 

 

Programa do dia 27 de outubro de 2009

 

08:00 horas:  Início do credenciamento.

 

08:30 as 10:15 horas:  Apresentação da conclusão e debate do 5o Grupo de Trabalho.

 

Tema:  Contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes na

agricultura e outros segmentos econômicos.

 

 

Coordenação:  Dr. Isidoro Yamanaka e Prof. Minoru Sakate.

                                              

Grupo de Trabalho: Roberto Rodrigues, ex-ministro e ex-presidente da AIC (Aliança Internacional de Cooperativas); Antonio Delfim Netto, ex-ministro e professor universitário; Maçao Tadano, diretor do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento; Julio Nakagawa, ex-diretor da UNESP e especialista em solo; Chukiti Kurozawa, professor  titular da  UNESP e consultor do Globo Rural; Ricardo Shirota, professor titular de economia agrícola da ESALQ/USP; Alfredo Homma, especialista em sistemas agro-florestais da EMBRAPA Amazônia Oriental; Carlos Sediyama, ex- reitor da Universidade de Viçosa.

 

Apresentador:

Isidoro Yamanaka - Assessor Especial do Ministro do  MAPA – 2003-2008

 

Debatedores:

Roberto Rodrigues - Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - 2003-2007
Ricardo Shirota - Professor de Economia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP.

Maçao Tadano - Diretor da Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (MAPA)

 

 

 

10:15 as 10:30 horas: Intervalo com serviço de café.

 

10:30 as 12:15 horas:  Apresentação da conclusão e debate do 6o Grupo de Trabalho.

 

 

 

           

Tema:  Decasséguis e a relação Brasil-Japão: aspectos positivos e negativos.

 

Coordenação:  Dr. Décio Nakagawa e Dra. Kyoko Nakagawa.

                                              

Grupo de Trabalho: Dr. Kazuo Watanabe, Dra Elisa Massae Sasaki, Dra. Lucy Sayuri Ito, Dr. Gorge  H. Ito, Dr. Silvio Miyazaki, prof. Carlos S. Shinoda, prof. Célia Abe Oi e membros do ISEC - Instituto de Solidariedade Educacional e Social - (Reimei Yoshioka, Isidoro Yamanaka,  Simone Miyahira, Toshiko Y. Lee, Glaucia Sawaguchi, Eneida Tsuji, Carlos Fujinaga, Marie Aoki,  Álvaro Kanashiro, Rubens Moriya,  Sonomi Takita).

 

Apresentador:

            Décio Nakagawa - Médico psiquiatra, presidente da comissão decasségui da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e vice presidente do Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural.

 

Debatedores:

Elisa Massae Sasaki - Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e Pesquisadora do Programa Brasil-Japão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Masato Ninomiya - Advogado, professor da Universidade de São Paulo, ex-bolsista pelo Ministério da Educação do Japão, presidente do CIATE e professor da Universidade de Tokyo, Japão.

Yoshimi Kojima - Professora da Universidade Aichi Shukutoku que vem se dedicando à pesquisa e intervenção com a educação de brasileiros, especialmente na cidade de Kani, província de Gifu, Japão.

 

 

 

12:15 as 13:00 horas: Intervalo.

13:00 as 14:45 horas:  Apresentação da conclusão e debate do 7o Grupo de Trabalho.

 

 

 

 

Tema:  Contribuição dos imigrantes japoneses nas áreas de alimentação e de culnária.

                                                                    

Coordenação:  Prof. Koichi Mori e Profa. Lumi Toyoda

                                              

Grupo de Trabalho: Prof. Koichi Mori, antropólogo, Profa. Lumi Toyoda, pesquisadora e especialista em cultura japonesa, Chef Carlos Ribeiro e Chef Shin Koike.                       

 

 

Coordenador:

Prof. Koichi Mori - Formado em Economia e Ciências Políticas; mestrado em Ciências Políticas pela Universidade Meiji. Doutorado em Ciências Sociais pela Univ. Tohoku, em Sendai, Japão. Antropólogo com especialização em Identidade Étnica e Transculturalismo com especial foco em Cultura Okinawana. Pesquisa sobre culinária e comida japonesa no Brasil, tendo como ponto de vista história e antropológica. Professor da USP, pesquisador do Ministério da Educação e Ciência do Japão.

 

 

Coordenadora e Apresentadora:

Lumi Toyoda - Consultora empresarial. Formada em Economia sempre trilhou pelos caminhos da Arte e Cultura. Pesquisadora da Cultura Japonesa e especialista em etiqueta social e empresarial japonesa. Pesquisas sobre gastronomia japonesa e alimentos naturais. Trabalhos voluntários através do Rotary Club São Caetano do Sul-Leste, presidente nas gestões 2004-5 e 2005-6 e Casa da Amizade de São Caetano do Sul. Presidente da Associação Aichi do Brasil.

 

Debatedores:

Lumi Toyoda - Pesquisadora da cultura japonesa.

            Chef Carlos Ribeiro -  Formado em Comunicação Social pela UF Paraíba. Doutorando em Gastronomia hibridismo e comensalidade em São Paulo pela ECA-USP. Professor de Gastronomia e Adm. Hoteleira em várias faculdades. Livros: Cozinha Japonesa para Brasileiros; A influência da gastronomia nipo-brasileira na cidade de São Paulo, entre outros. Programa de TV Cozinha itinerante na rede Mundial. Proprietário do restaurante Na Cozinha.

 

            Chef Shin Koike - Nasceu em Tóquio, Japão, tendo seu pai como dono de uma casa de sushi e de uma peixaria. Iniciou sua carreira no restaurante francês Escoffier em Guinza e posteriormente nos restaurantes do grupo Disney de Tóquio. Vaio para o Brasil em 1993. Trabalhou em vários restaurantes japoneses até se estabelecer em seu próprio restaurante, o A1 e agora o premiadíssimo AIZOMÊ.

 

 

 

14:45 as 15:00 horas:  Intervalo com serviço de café.

 

15:00 as 16:45 horas:  Apresentação da conclusão e debate do 8o Grupo de Trabalho.

 

 

 

Tema:  Futuro da cultura japonesa no Brasil.

 

Coordenação:  Prof. Shozo Motoyama.

                              

Grupo de Trabalho: Anacleto Hanashiro (diretor Bunkyo), Celso Morooka (professor Unicamp), Edison Shibuya (professor Unicamp), Jhony Arai (diretor Ed.JBC), Jo Takahashi (diretor Fundação Japão), Jô Tatsumi (desembargador, presidente Aliança), Jorge Yamashita (vice-presidente Bunkyo), Katsunori Wakisaka (diretor Centro de Estudos Nipo-brasileiros), Kazuo Watanabe (desembargador, presidente Simpósio), Leiko Morales (professora USP), Lídia Yamashita (vice-presidente Museu de Imigração Japonesa no Brasil), Nagato Hara (diretor Comissão do Centenário), Noritaka Yano (diretor Sanwey), Reimei Yoshioka (diretor Comissão do Centenário), Rogério Kita (presidente Câmara Júnior), Sunao Sato (diretor SBPN),Toshimichi Chisaka (diretor Jica), Yuho Morokawa (diretor Centro de Estudos da Língua Japonesa).

 

Apresentador:

Shozo Motoyama – Professor Titular USP.

 

Debatedores:

Paulo Franchetti – Professor Titular Unicamp.

Sônia Luyten – Professora.

Shigueo Watanabe – Professor Titular USP.

 

 

 

16:45 as 17:30 horas:  Síntese das conclusões do Simpósio.

 

 

 

         

Tema:  Síntese das conclusões do Simpósio.

                                                                    

Coordenação:  Prof. Kazuo Watanabe

 

 

 

17:30 horas:  Encerramento do Simpósio.

 

 

 

.-.-.-.-.-.-.-.-.--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

 

ESTRUTURA DO SIMPÓSIO

 

Realização

Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social

Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

 

Comissão Organizadora do Simpósio:

Dr. Kazuo Watanabe - presidente

Prof. Sedi Hirano, Prof. Shozo Motoyama e Dra. Célia Sakurai

 

Secretário Geral do Simpósio:

Dr. Roberto Nishio

 

Mestre de Cerimônias:

Sr. Leo Ota  (Fundação Kunito Miyasaka)

 

Representantes da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Cerimonial:  Sr. Nagato Hara e Sr. Tomio Katsuragawa

Secretaria:  Srta. Lidia Shimizu, Srta. Marta Sunakozawa, Srta. Lumi Kimura

 

Colaboração na organização do Simpósio

Coordenadores dos Grupos de Trabalho

Secretaria da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Century Travel e Turismo Ltda.

 

Equipe de trabalho

Todos acima citados e

Toyoharu Fujii (Century Travel)

Celso Matinaga (Century Travel)

Ieda Komakura (Century Travel)

Marcel Iyeiri (Century Travel)

Jefferson Araujo (Century Travel)

Teruaki Matsumura (voluntário)

 

Representantes da Fundação Japão (cedendo o local e estrutura do Auditório do Espaço Cultural da Fundação Japão)

Diretor Geral Sr. Naoaki Uchiyama (estará ausente).

Dr. Jô Takahashi - Diretor de Projetos em Arte e Cultura

Sr. Shingo Kajiwara - Diretor

Sr. Goki Yamashita - Diretor

Sr. Sergio Minehiro Kitayama - Assessor Cultural

 

Autoridades convidadas:

Embaixador Ken Shimanouchi  -  Embaixador Plenipotenciário e Extraordinário do Japão no Brasil

Cônsul Geral Kazuaki Obe  -  Cônsul Geral do Japão em São Paulo

Estará acompanhado do Consul Toshinori Matsushiro - Consul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo

Deputado Walter Ihoshi  -  Deputado Federal pelo Estado de São Paulo

Deputado William Woo  -  Deputado Federal pelo Estado de São Paulo

Deputado Helio Nishimoto - Deputado Estadual do Estado de São Paulo

 

Entidades patrocinadoras

Fundação Kunito Miyasaka

Fundação Katsuzo Yamamoto

Banco Real - Grupo Santander

Sakura Nakaya Alimentos

 

Entidades apoiadoras:

Fundação Japão (apoio cultural - cedendo o espaço para a realização do Simpósio)

Embaixada do Japão no Brasil.

Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Jica

Camara do Comércio e Indústria Japonesa no Brasil

Bunkyo

Kenren

Enkyo

Aliança Cultural Brasil-Japão

 

Tradutores intérpretes contratados:

Sra. Yuko Takeda Povoas de Arruda

Sr. Yutaka Isoda

 

 

 

 

 

 

Everything is very open with a really clear clarification of the issues. It was really informative. Your site is extremely helpful. Thank you for sharing!

Desenvolvimento Site Fácil Brasil com Tecnologia - Site Fácil Brasil